Check Up Vascular: qual a  importância de realizá-lo e quais exames devem ser feitos

Qual a importância do check-up vascular?

O check-up vascular é uma avaliação médica criada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) com foco  na prevenção de doenças cardiovasculares. 

O check-up consiste na realização de uma consulta de rotina com o Cirurgião Vascular, onde será avaliado os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares, realizado o exame físico para detectar alterações vasculares precocemente e se necessário, solicitados exames complementares para o paciente. 

Assim, é possível identificar de forma precoce certas doenças vasculares que são assintomáticas até estarem em estágios mais avançados.

Quando você deve fazer um check-up vascular?

O check-up vascular é recomendado para pessoas acima dos 40 anos ou que apresentem os fatores de risco relacionados a doenças vasculares como histórico familiar, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, varizes e colesterol alto.

Pessoas com menos de 40 anos, que sofrem com dores nas pernas, devem procurar um médico vascular para efetuar o seu primeiro check-up vascular. 

Além disso, pacientes que já sofrem com varizes ou outros problemas vasculares devem efetuar o check-up a cada seis meses ou conversarem com o seu médico e decidirem juntos a frequência do acompanhamento. Em adultos saudáveis, o procedimento pode ser realizado a cada 2 anos.

Quais doenças vasculares podem ser previstas pelo check-up?

Os check ups vasculares podem prevenir e até mesmo tratar doenças em estágios iniciais, entre essas doenças, podemos citar:

  • Acidente vascular cerebral: condição que ocorre quando há o entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue até o cérebro;
  • Pé diabético: resultante da diabetes não tratada. A condição decorre das alterações no sistema nervoso, causando a perda da sensibilidade nos pés;
  • Trombose venosa profunda: causada por um coágulo de sangue dentro das veias, a condição é mais frequente nos membros inferiores e desperta dor e inchaço na região;
  • Aneurisma de aorta: consiste na dilatação anormal da aorta, a condição pode levar até a morte em alguns casos. Isso porque a aorta é a maior artéria do corpo humano, sendo responsável pelo transporte de sangue oxigenado;
  • Aneurisma periférico: consiste na dilatação anormal da parede de artérias periféricas, como a femoral, a carótida e as artérias dos braços. 
  • Doença Arterial Obstrutiva Periférica: caracterizada pela dificuldade da passagem do sangue nos vasos, devido ao surgimento de placas de gordura e cálcio pela própria degeneração das paredes dos vasos ao longo do tempo.

Quais exames são realizados durante o check-up vascular?

Os principais exames realizados durante um check-up vascular são: exame de sangue, ecografia vascular com doppler, angiografia e angiotomografia. Conheça cada um deles: 

Exame de sangue

Com um exame laboratorial de sangue, o médico consegue ver como estão as plaquetas, o colesterol, os glóbulos vermelhos, entre outras características que o sangue tem, e que são essenciais para verificar se a saúde vascular está em dia.

Ecografia vascular com doppler

Também conhecido como ultrassom vascular, a ecografia vascular utiliza o efeito doppler para visualizar e quantificar o movimento do sangue nas artérias e veias. Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste.

Angiografia

A angiografia é um exame que usa raio-X para visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos, servindo para avaliar a sua forma e diagnosticar possíveis doenças como aneurisma ou arteriosclerose, por exemplo. Durante este exame é possível também realizar o tratamento utilizando stents e balões, por exemplo e este tipo de procedimento é chamado arteriografia armada. 

Angiotomografia

Similar a uma tomografia convencional, a angiotomografia fornece ao médico uma imagem clara de todo o sistema circulatório do paciente. Ela dá destaque a alguma região específica do corpo, como a cabeça, por exemplo.

Dicas para manter sua saúde vascular

Mantenha uma alimentação saudável

O bom funcionamento do sistema vascular está diretamente ligado a alimentação, por isso é fundamental manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos muitos gordurosos, que podem influenciar no aumento do colesterol e no desenvolvimento  de aterosclerose (entupimento das artérias por placas de gordura) e o excesso de sal (está diretamente ligado ao risco de hipertensão, um dos causadores da má circulação).

Faça atividade física regularmente

Para um sistema vascular saudável, é preciso investir em exercícios físicos feitos de forma regular, principalmente com exercícios aeróbicos. 

Abandone o álcool e o cigarro

Excesso de álcool, consumo de tabaco podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças vasculares, como a hipertensão arterial e a aterosclerose. 

Beba muita água 

O consumo suficiente de água elimina as toxinas do organismo e ajuda na melhora da circulação sanguínea.

Controle seu peso

Pessoas obesas ou em sobrepeso têm mais disposição para desenvolver varizes devido ao aumento da pressão venosa causada pelo excesso de peso. Uma das complicações de estar acima do peso é o risco elevado de trombose.

Visite seu médico regularmente

É fundamental fazer visitas regulares ao médico e não apenas quando estamos com dor ou doenças. Um simples check-up pode detectar problemas e evitar futuras complicações.

Compartilhar