- Home
- Sobre as Varizes
Sobre as Varizes
O que são Varizes?
As varizes são definidas como veias disfuncionantes que se encontram dilatadas e tortuosas e, por isso, não conseguem retornar o sangue para o coração de forma adequada. Assim, o sangue se acumula nas pernas levando à sensação de dor em peso ou queimação, inchaço, coceira, cãibras, escurecimento da pele e, nos casos mais graves, feridas de difícil cicatrização. São mais frequentes no sexo feminino, porém podem acometer pacientes do sexo masculino em menor frequência.
Os vasinhos surgem nos estágios iniciais da doença venosa crônica e podem estar associados às varizes, que são veias dilatadas e mais calibrosas. O tratamento depende da avaliação rigorosa por um Cirurgião Vascular e da realização do Doppler venoso, pois muitas vezes existe associação com alterações venosas não detectadas ao exame físico. O uso de fleboscopia e da realidade aumentada auxiliam neste diagnóstico. A maioria dos casos pode ser tratada no próprio consultório, com laser e aplicações, sem necessidade de internação ou anestesia.
Atualmente, existem diversos tratamentos disponíveis e cada caso deve ser avaliado individualmente. As opções de tratamento incluem escleroterapia com métodos ablativos como o laser, microcirurgia, retirada ou ablação da safena e a retirada cirúrgica das veias varicosas pela técnica convencional.
Quais são as causas das Varizes?
As varizes podem ser classificadas em primárias e secundárias e os fatores de risco diferem entre os dois grupos.
Varizes primárias
As varizes primárias são o tipo mais comum de varizes e têm origem no próprio sistema venoso superficial dos membros inferiores, ou seja, nas veias que se encontram abaixo da pele. Existem diversas teorias que tentam explicar o surgimento desse tipo de varizes, porém ainda não há um consenso sobre o assunto. O principal fator de risco envolvido é a predisposição genética. Porém, alguns fatores de risco podem interferir no desenvolvimento ou até mesmo no agravamento da doença. Abaixo, citaremos alguns deles:
- Hereditariedade
- Sexo feminino (proporção de 1 homem para 4 mulheres)
- Idade (quanto mais velho maior a incidência de varizes)
- Obesidade
- Uso de anticoncepcional e reposição hormonal
- Gravidez
- Longos períodos em pé
- Sedentarismo
- Tabagismo
Varizes secundárias
As varizes secundárias surgem como consequência de uma alteração no sistema venoso profundo, que é responsável pela maior parte do retorno venoso dos membros inferiores. Assim, quando o sistema venoso profundo é lesionado, ocorre o desvio do sangue para o sistema venoso superficial com consequente sobrecarga e dilatação das veias superficiais. Os principais fatores de risco desse tipo de varizes estão relacionados ao sistema venoso profundo:
- Trombose Venosa Profunda
- Pós-trauma
- Doenças Congênitas
Sintomas de Varizes
Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética: na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Os principais sintomas de varizes são dor e sensação de peso ao final do dia, queimação nos trajetos das veias, inchaço, coceira e cãimbras. Quando não tratadas, podem causar complicações como hemorragia, tromboflebite, alterações da pele (como manchas e cicatrizes) e, nos estágios mais graves, úlceras varicosas.
Como é feito o diagnóstico da doença?
O diagnóstico das varizes é clínico. Geralmente, é possível visualizar as veias doentes pelo exame físico.
O ultrassom Doppler venoso de membros inferiores é o exame de escolha para avaliar o sistema venoso superficial e profundo, auxiliando na definição do melhor método de tratamento.
Quando procurar um médico?
Caso você sinta dores, inchaço ou cãimbras nas pernas ou então se estiver incomodado com a aparência das veias, procure um Cirurgião Vascular. Além disso, pacientes que possuem fatores de risco para essa doença devem fazer ao menos um check-up vascular para avaliar a saúde das veias da perna.
Tratamento para Varizes
O tratamento das varizes inclui tratamento clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico inclui o uso de meia elástica prescrita pelo Cirurgião Vascular, associado a medicamentos venotônicos que melhoram a circulação venosa e aliviam os sintomas. Associado a isso, é recomendado o controle dos fatores de risco, através do controle de peso, prática atividade física e uso de roupas e calçados corretos
Naqueles casos com sintomas importantes ou com falha do tratamento clínico, o tratamento cirúrgico pode ser realizado. Atualmente, dispomos de diversas técnicas de tratamento, dentre as quais podemos citar o tratamento cirúrgico convencional, a termoablação (com radiofrequência ou endolaser) e técnicas ablativas como o Laser e a espuma. A escolha do método será definida caso a caso em conjunto com o especialista.
Medicamentos para Varizes
A principal medicação utilizada no tratamento de varizes são os flebotônicos ou venotônicos que são medicamentos capazes de melhorar o tônus dos vasos sanguíneos e, dessa forma, melhoram o retorno venoso. Atualmente, existem diversos medicamentos que exercem essa função e a definição da melhor terapia será feita em conjunto com o Cirurgião Vascular.
Varizes têm cura?
As varizes são um sinal de uma doença crônica, chamada insuficiência venosa crônica. Assim, podem ser tratadas e extintas, mas não têm cura. As veias tratadas não retornam, porém é possível que novas veias doentes apareçam com o tempo. Por isso é importante manter um acompanhamento e também o controle dos principais fatores de risco envolvidos nessa doença.
Possíveis complicações
Quando não tratadas de forma correta, as varizes podem evoluir com complicações como:
- Eczema – geralmente se inicia com coceira;
- Dermatite;
- Flebite e trombose (coágulo) – flebite significa inflamação da veia. Varicoflebite consiste na inflamação das varizes;
- Pigmentação e escurecimento da pele;
- Hemorragias – a pele e a parede das varizes muitas vezes ficam tão finas que facilmente se rompem.
- Úlceras – a complicação mais temida pela população é a formação de feridas nas pernas denominadas úlceras. No início cicatrizam com certa facilidade, mas, com o tempo e se tratadas de forma indevida, vão se tornando mais complexas.
COVID-19
Seguimos todos os protocolos, utilize máscara ao chegar na clínica.